" Às vezes vemos na escola apenas o instrumento para transferir uma certa quantidade de conhecimentos à geração seguinte. Mas é errada essa concepção. (...) A sua missão é desenvolver nos jovens capacidades e qualidades que contribuam para o bem-estar da comunidade. (...) O objectivo deve ser (...) o de treinar indivíduos que pensem e ajam de forma independente, indíviduos que encarem o serviço prestado à comunidade como o maior desafio das suas vidas."
"... a ambição, ou em termos mais suaves, o desejo de ser reconhecido e considerado publicamente, é algo que está firmamente cravado no fundo da natureza humana. Sem este género de estímulos mentais, a cooperação entre os homens seria de todo impossível: o desejo de aprovação pelos nosso congéneres é sem dúvida um dos laços mais fortes de qualquer sociedade."
"A escola deve ter como objectivo que os seus alunos saiam dela com uma personalidade harmoniosamente formada, e não como meros especialistas. Isto, em certo sentido, e a meu ver, é verdade até para as ecolas técnicas, que formam alunos para profissões claramente definidas. O desenvolvimento de uma aptidão geral para pensar e julgar de uma forma independente é algo que devia ser valorizado antes de tudo o mais, isso e não a aquisição de conhecimentos específicos. se uma pessoa denomina os fundamentos da sua disciplina e aprendeu a pensar e a trabalhar de forma independente, acabará certamente por encontrar o seu caminho, além de que terá mais facilidade em adaptar-se ao progresso e às mudanças..."
Albert Einstein (2005). Como vejo a ciência, a religião e o mundo. Lisboa, Relógio D'Água Editores.
Sem comentários:
Enviar um comentário